domingo, 9 de novembro de 2008


É tudo uma questão de nutrição!!

Reflexão (história da alimentação):

Inicialmente o homem era recolector, fazia o que todos os animais selvagens fazem; escolhia os alimentos certos, que satisfaziam a sua alimentação (tinham uma alimentação equilibrada).

Depois da 1º revolução alimentar o homem passou a produzir os seus próprios alimentos e o que não produzia/criava não comia, ou seja, existiam alimentos fundamentais dos quais eles não se alimentavam (falta de certos nutrientes) – alimentação desequilibrada.

Seguidamente existiu a 2º revolução alimentar, onde o homem passou a trocar alimentos, logo, já não se alimentavam só do que produziam, como trocavam alimentos passaram a ter novamente uma alimentação equilibrada – com uma boa nutrição (ex. um homem produzia batatas, carne e ovos, e um outro produzia arroz, cereais e pão; se entre estes 2 homens uma troca de alimentos, os 2 passariam de uma alimentação desequilibrada a equilibrada, porque nos alimentos que produziam o organismo iria seleccionar os nutrientes essenciais (com a falta de alguns) e se se alimenta-se também dos alimentos trocados com o outro homem, o seu organismo adquiria os nutrientes em falta (assim satisfazíamos as necessidades do nosso organismo).

Mas depois existiu novamente uma revolução alimentar, devido á moeda, porque o homem com o poder de compra (escolhe o que quer sem raciocinar o que é estritamente necessário!), não se alimenta/não ingere todos os nutrientes necessários para o organismo (ex. uma pessoa vai a um supermercado compra enlatados, refrigerantes, fruta e cereais e então o leite, os legumes e a carne e o peixe sem conservantes e aditivos?). Uma pessoa hoje em dia é complicado comprar algum alimento que não tenha aditivos, conservantes ou aromas artificiais, a maior parte dos alimentos são modificados pela indústria.

Penso que será muito difícil existir novamente uma revolução alimentar, não tenho nenhuma em mente e atrevo-me a dizer que será praticamente impossível existir uma nova revolução alimentar!

Sem comentários: